Algumas recomendações que deve-se seguir ao adotar a caminhada como uma prática de atividade física.

- Faça uma avaliação médica. Antes do início de qualquer programa de atividade física, é necessário ter uma avaliação médica. Isso é o primeiro que deve ser feito.

- Alongue-se! O alongamento é necessário antes da caminhada e também depois da caminhada, tanto os membros inferiores quanto os superiores, independente se for caminhar na esteira ou na rua. Isso pode evitar lesões.

- Vá com calma, se estiver começando. Comece alternando um dia de descanso com um dia de exercício. Comece devagar, caminhando por vinte minutos, três vezes por semana e depois vá aumentando o tempo e incluindo gradualmente esse exercício nas suas atividades diárias.

- Seja freqüente e faça disso um hábito. Faça no mínimo três vezes por semana. Não interrompa a caminhada, indo de vez em quando. Crie uma rotina de exercícios e siga sempre. Obviamente, imprevistos podem acontecer e, eventualmente, você pode ter que “falhar” em sua rotina. O que não pode é isso se tornar um hábito! Caminhe regularmente.

- Não faça caminhada em jejum. Não faça nunca nenhuma atividade física em jejum. Caso for fazer a caminhada pela manhã e não consegue comer direito, tome pelo menos uma vitamina. Você precisa de energia para caminhar!

- Hidrate seu corpo. Beba bastante água para hidratar. Pode beber antes, durante e depois da caminhada.

- Não fique passeando. Encare a caminhada como uma atividade física e não fique andando como se estivesse em um passeio, parando a todo o momento. É necessário ter ritmo.

- Não coma muito. Não coma muito antes de caminhar porque pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.

- Pratique no seu tempo, se sua agenda sem horários rotineiros. Isso mesmo! O ideal seria ter um horário físico para que seu organismo se adapte melhor, mas se para você dá para fazer dessa maneira, faça dentro do seu tempo e não desanime. O importante é não parar e ter uma atividade física freqüente. Não desista.

- Mantenha postura adequada. É importante permanecer ereto, olhando para frente e com abdome contraído.

- Use tênis e roupas adequadas.

35 comentários para “Caminhada – Recomendações”

  1. Caroll

    Adoreii! Era o q eu estava procurando.

    bjus :D

  2. Janaína

    Eu gostei muito! Era realmente o que eu tava procurando! :)

  3. Nalma

    A paz do Senhor! Glórias a Deus encontrei o que procurava. Fiquem com a presença do Espirito Santo de Deus. Amém!

  4. Larissa

    Eu gostei muito. Realmente era o que eu estava procurando. Bjus!!!

  5. Lauro Santos

    Adorei as matérias sobre caminhada. Vocês estão de parabéns. Lauro – Educador Físico.

  6. JOSÉ

    Gostei das dicas da caminhada. Obrigado.

  7. Angela

    Adorei a matéria e gostaria de receber sempre dicas relacionadas com atividade física e saúde.
    Abraços.
    Angela.

  8. Nilson

    Embora se tenha noção sobre a caminhada, os esclarecimentos e sugestões são importantes e bem vindas.

  9. Dilma

    Obrigada. Essas dicas me ajudaram muito. Parabéns!

  10. Mirian

    Gostei muito! Tirou todas as minhas dúvidas sobre exercício físico. Parabéns!

  11. Raquel

    Podia ser mais complementado.

  12. Jací

    Gostei muito ,tiro todas as minhas dúvidas
    obrigada! um grande abraço.

  13. Lucilene

    Adorei as dicas. Tirei as minhas dúvidas.

  14. Simone

    Eu gostei muito tirou todas as minhas duvidas!!!!!!obrigadão!!!!!!!!!!!

  15. LUCIENE

    Adorei as dicas sobre caminhada. Quero mais!

  16. MARIA DENISE

    Eu caminho a mais ou menos um ano,confesso que nao acreditava que poderia emagrecer, mas eu consegui! Eu já estava indo para o manequim GG e hoje edtou vestindo M. As pessoas ficam admiradas quando me vêem. Portanto moçada comprem um tênis olimpicos e pé na tabua. Ah, não esqueçam da avaliaçao médica antes. Minha auto estima está lá em cima! Beijos!!!!!

  17. mulherdigital

    MARIA DENISE,

    QUE LINDO SEU RELATO! Parabéns e sucesso na manutenção de seu peso! O mais importante é que você está feliz.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  18. Lourdes Leite

    Adorei.Estou com 83 anos. Meu médico pede o meu retorno a uma atividade física – caminhada – o que sempre fiz e deixei. Como começar? “eis a questão”… Achei muito boas as informações, era o que eu precisava. Gostei principalmente dos horários. Parece incrível, mas tenho muitas atividades e isso prejudica, em parte, o meu horário. Mas vou começar. Grata Lourdes

  19. Lourdes Leite

    São 6 horas. Às 8 tenho ensaio com o meu coral de idosas. Estou indo caminhar, mesmo só por meia nora. Gostei, gostei mesmo

  20. mulherdigital

    Querida Lourdes,

    Na atualidade, a correria é para todas nós! Realmente, muitas vezes, é mesmo difícil de arrumar um horário na agenda. Mas temos que aprender a administrar nossos horários e reservar algum para a atividade física, pelo menos três vezes por semana. Atividade física não é importante apenas pela perda de peso, mas pelo fato de nos ajudar a envelhecer melhor, de forma mais saudável.

    Obrigada por sua participação no site.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  21. Luzi

    Amei as informações. Era o que eu procurava.
    bye.

  22. Alcinete

    Olha só, estava precisando de alguns esclarecimentos sobre caminhada. Tenho problemas de circulação sanguinea, mas agora vou praticar caminhada conforme as dicas. Valeu!! bjs.

  23. mulherdigital

    Alcinete,

    Antes de praticar a caminhada não se esqueça de consultar seu médico para ter um diagnóstico preciso sobre a sua situação. Exercícios físicos com acompanhamento médico! OK?

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  24. Raquel

    Adorei os comentários sobre caminhada,mas acredito que sem a ajuda de uma dieta é impossível.Eu gostaria muito de receber dicas saudáveis de alimentação.Tenho 38 anos,e a aproximaçao da idade da loba acaba por nos preoucupar um pouco.Socorro…

  25. ROBERLANGE

    Adorei essas exposiçoes de comentarios sobre caminhada tenho 31 anos e estava precisando muito esses esclarecimento,para perder alguns quilos ,comecei andar dia21 de janeiro perde 6 quilos e estou mim amando por minha força de vontade quero perder mais uns 20 quilos pra ficar mais bonita por que mim amo muito…

  26. mulherdigital

    ROBERLANGE,

    Que bacana seu relato! Isso mesmo… Força e avante! O difícil é começar, mas com o tempo e disciplina as coisas entram nos eixos!

    Obrigada por sua participação.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  27. MARIA

    Agradeço ao meu esposo que me encoraja a fazer caminhada. Estou começando este ano de 2011. Tinha algumas dúvidas a respeito e ontem uma colega me indicou entrar neste endereço e quero agradecer pelas orientações que vieram sanar estas indagações. parabéns a todos.

  28. RAIMUNDO

    Já ouvi de dois médicos que a caminhada oxigena o corpo por igual, mantém a pressão arterial estável e após 30 minutos começa a produzir o hormônio do bem estar, a endordina.

  29. mulherdigital

    RAIMUNDO,

    Que bacana essa informação sobre caminhada que você trouxe com o seu comentário! Acrescentou mais informações por aqui. Obrigada!

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  30. INGRID

    Adorei, era isso que eu estava precisdando, vou começar amanhã.

  31. TAYNA

    gostei muito das recomendaçao, e com isso aprendi mais um pouco sobre isso obrigada s2

  32. Marcus Antonio

    Estou caminhando desde 08/01/2011. Devido a impolgação com os resultados (peso, disposição, sono, auto-estima, alegria, etc,etc,etc) já contagiei varias pessoas inclusive minha família toda. Só um arrependimento, ter demorado tanto para encontrar esta alegria que sempre esteve ao meu lado de forma tão simples e eu não acreditava. Melhor receita = um par de tênis velho.

  33. mulherdigital

    Marcus,

    Adorei o seu comentário e de perceber a sua animação com a caminhada. Isso é formidável! Realmente, tênis velho é ótimo por que já está usado e adaptado aos nossos pés. Adorei a sua dica.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  34. Jessica

    Nossa! adorei saber de tudo isso, fico contente em o google achar varios sites enteresantes como esse! Abraços.

  35. FERNANDA

    AMEI AS DICAS,ESTOU MUITO SATISFEITA.OBRIGADO.

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