Mulher Digital

Porque atitude é preciso até virtual.

Casamento – Que roupas os homens devem usar?

Os rapazes têm solicitado constantemente informações sobre: O que vestir em um casamento? Que roupas usar? Roupa masculina para casamento? O que o homem pode e não pode vestir para um evento? Pois bem, esse artigo é especial para esclarecer as dúvidas masculinas que povoam esse universo.

Primeiro é necessário olhar se o convite recebido faz especificações e/ou exigências quanto à formalidade do evento (Esporte Fino, Black Tie, etc.). Se o convite fizer, terá que vestir conforme solicitado no convite. Porém, caso o convite não faça nenhuma especificação é muito mais fácil e você, homem, está livre para fazer escolhas sobre o que vestir em uma cerimônia de casamento.

 Inicialmente, os homens devem saber que o fraque ou meio-fraque está reservado apenas para o noivo e o pai do noivo. Os convidados, em hipótese alguma, podem usar isso (fraque/meio fraque) em uma cerimônia de casamento.

Atualmente a moda está mais democrática. Além de muitas cerimônias serem de caracteres informais, mas não é por isso que você vai se vestir como se fosse fazer uma corrida pela cidade! A cerimônia pode ser informal, mas nunca, apareça em um casamento vestido de calça jeans, tênis e/ou camiseta! Senão quer comprar e/ou usar um terno, pelo menos se vista de maneira mais adequada. Ou seja, vista uma vestimenta mais social. Compre uma calça social, camisa social e sapato social! Pronto! “Basiquinho” para qualquer evento. Isso dá para “segurar a onda”!. Crie vergonha e vista-se igual “gente grande”!

Lembre-se que as opções mais clássicas são sempre as mais elegantes e as melhores. Para um traje clássico, uma “figurinha” no guarda roupa é o terno! O terno se adequa a qualquer situação, além de tornar qualquer homem mais impecável, elegante e charmoso. É uma peça “chave” em qualquer guarda roupa masculino. Se você ainda não tem um, adquira! Mesmo que você não use com tanta frequência, verá como o terno sempre “salva” o indivíduo em qualquer evento social, seja um evento mais pomposo ou mais simples. A roupa realmente importa, principalmente em um caso como uma cerimônia de casamento e não pense que vestir-se bem não é importante. Pode ser vital! Faça a escolha certa, vista-se e arrase!

Categorias:


33 pessoas comentaram!

Vinicius

janeiro 17th, 2009 às 11:30

Oi..

Eu sou Vinicius e tenho 17 anos e vou em um casamento mais não gosto de roupa social. O q eu uso?
Brigado. E Por favor responda-me.

mulherdigital

janeiro 18th, 2009 às 04:27

Vinicius,

Entendo que você não goste de usar roupa social, como muitos outros homens. Porém, para casamento, como convidado, o mais adequado é que esteja de social. Não existe outras opções!
Para casamento, estar de social é educado e respeitoso. Afinal de contas é uma cerimônia formal!
Óbvio que se vê muitas pessoas que comparecem em casamentos sem roupa social, mas isso é rídiculo e muito pouco educado, especialmente com os noivos. É apenas um dia! Para esse casamento! Vamos lá! Vista-se apenas nesse dia!
Não é possível que você seja tão pouco flexível a ponto de querer fazer sempre os seus “gostos” prevalecerem! Adaptar ao contexto é importante para qualquer indivíduo. Tudo bem que você não goste de usar social, mas é apenas um dia!

Obrigada por sua participação!

Entre no Mulher Digital e escancare para o mundo! Porque atitude é preciso até virtual!

Site Mulher Digital

Geraldo

janeiro 20th, 2009 às 15:36

Quero saber sobre fraque. O que é fraque. Pode publicar um modelo pra eu ver? Como posso usar uma coisa que eu não sei o que é.

Dário

abril 28th, 2009 às 13:12

Massa, curti as dicas….

Ricardo

maio 18th, 2009 às 17:43

Muito bom o site.

Diotagnan

agosto 19th, 2009 às 13:15

Gostei das dicas! Tenho 17 anos tava com a mesma dúvida do Vinicius. Ai… Ajudou bastante!
muito bom o site! =) ²²

Filipe

novembro 7th, 2009 às 08:54

Ótimo ! gostei muito das dicas e estava com as mesmas dúvidas do Vinicius e do Diotagnan, mas não por não querer usar um traje social e sim por falta de grana!
Vamos fazer um esforço já que esse dia é único para as pessoas que para nós são consideradas tão especiais!

Alexandre

dezembro 8th, 2009 às 16:34

Vou a um casamento de um grande amigo. Não sou padrinho e gostaria de saber qual a melhor cor do terno, camisa… Se devo ou não colocar o paletó sem a gravata. Na verdade o casamento vai ser em uma igreja e a festa em uma casa de festa. Gostaria de saber se fica feio ir de paletó, mas sem a gravata? Obrigado.

mulherdigital

dezembro 10th, 2009 às 05:30

QUERIDO ALEXANDRE,

Você não fala sobre formalidade do evento (se veio algo no convite) e horário. Fica realmente muito difícil de indicar cor de terno ou alguma coisa dessa maneira.

Primeiro: o artigo acima deixa bem claro algumas coisas que você precisa olhar antes de vestir: formalidade do evento, horário do casamento (manhã/tarde), o local do casamento. Munido dessas informações, você irá escolher a roupa que vai pro casamento.

Segundo: o mais clássico é sempre melhor. Ou seja, o terno bonitinho com a gravata nos conformes é sempre melhor. Errar pelo excesso de etiqueta e sempre melhor que errar pela falta. Então, (re)afirmo: terno é sempre melhor que calça jeans.

Particularmente, acho uma falta de respeito com os noivos alguém aparecer no casamento de calça jeans. É claro que em casamentos mais simples isso acontece, mas não deveria acontecer.

Terceiro: paletó sem gravata vai depender do corte do seu terno. Se o seu terno for com um corte mais moderno, apropriado pra isso, tudo bem ir sem gravata. Se for um corte clássico: “nem sonhe” em ir sem gravata.

Alguns artigos do nosso site pode ajudá-lo. Veja:

http://www.mulher.palpitedigital.com.br/casamento-dicas-de-etiquetas/

http://www.mulher.palpitedigital.com.br/casamento-o-que-os-homens-devem-usar-durante-o-dia/

Espero ter lhe ajudado.

Obrigada por sua participação no Site Mulher Digital.

Cordialmente,

Site Mulher Digital.

Alexandre

dezembro 10th, 2009 às 16:15

Poxa muito boa a dica. Só tenho que agradecer a vocês. Obrigada pela dica.

Vinicius

dezembro 11th, 2009 às 09:54

Aiiii… Estava com as mesmas dúvidas – de q roupa usar no casamento, mas agora já sei q devo ir social. Tenho 15 anos. Tá. Tchauu. bjOOo

MARCELO

janeiro 14th, 2010 às 11:49

Nossa ajudou-me muito. Estava até pensando em não ir o um casamento por causa destas duvidas, mas já tirei todas. Tenho 15 anos e nunca usei uma roupa formal na minha vida. Aí apareceu o convite pro casamento da Vó da minha amiga e fiquei cheio de duvidas. O pior é que me avisaram só uma semana antes de acontecer o casamento. Fiquei louco! Mas agora está tudo certo amanhã mesmo vou sair para compra roupas sociais para o casamento.
Valeu pela Dica.
Adorei.
Mil Beijos até mais.

JEFF

maio 6th, 2010 às 16:13

Virei seu fã. Lendo outros sites e blogs, eles sempre me diziam que era “normal” usar tênis e camisa, mas você foi clara e concreta nas suas palavras e me lembro como fui ridículo nas minhas escolhas, sem ao menos me valorizar. Várias situações desde entrevistas e festas, pois tudo se resumia em me mostrar pequeno diante dos outros sem me importar comigo. Achava que era “frescura” ou “metidez” e “forçar” a frase é assim que eu sou. Isso era uma falsa confiança que tinha. Hoje caí no chão e assumo quanto burro fui. Agradeço pois não sou especialista no assunto, pois agora admito minha falta de flexibilidade. Se alguém pode ser charmoso e sofisticado, EU TAMBÉM POSSO SER.
Afinal, quando o samurái ia para guerra, ele ia bem vestido e o traje era a armadura limpa, pois se morresse ele não queria que o inimigo o encontrasse em um estado que o mostrasse um espiríto desleixado.

mulherdigital

junho 29th, 2010 às 17:05

QUERIDO JEFF,

QUE LINDAS AS SUAS PONTUAÇÕES! Adorei.

Querido, mas isso é normal. Em algumas fases da vida podemos ser menos flexíveis para o uso de algum tipo de roupa ou para aprender sobre vestir. Todo mundo já teve essa fase. Não se culpe tanto. Todos nós já fizemos escolhas estranhas na hora de vestir. Até os “ditos” especialistas. Por isso relaxe e busque aprender sempre mais!

Adorei seu comentário.

Obrigada por sua participação!

Beijoconas.

Mulher Digital

Kássio

julho 10th, 2010 às 22:27

Muito bom!
Tenho um casamento em uma semana e não sabia oque vestir. Já estava quase desistindo… Agora vou às compras. Vou abusar no meu visual. Valeu pelas dicas! ;)
Agradeço desde já.

Gabrielle

setembro 26th, 2010 às 15:25

Olá! Boa Tarde.
Meu nome é Gabrielle e estou precisando de algumas ajudinhas de moda para o meu pai.
Gostaria de saber que tipo de roupa masculina se deve usar em 15 anos, sendo que o traje é esporte fino.

Gostaria muuuito que vocês me respondessem antes de novembro de 2010.

Obrigada e beijo.

mulherdigital

outubro 26th, 2010 às 12:40

Querida Gabrielle,

Antes de decidir sobre a roupa de seu pai, você precisa se fazer algumas perguntas:

- Será uma festa de 15 anos? (Não ficou claro para mim!)

- Será uma comemoração formal ou mais simples?

- Durante o dia ou a noite?

- O aniversário é seu ou de outra pessoa? (Porque se for da filha, ele necessariamente precisa vestir algo mais formal).

Se a comemoração for mais formal (=mais chique), a melhor opção é sempre um terno. Procure um terno que ele possa aproveitar depois. Uma cor que dê para ele usar depois mais vezes (chumbo, azul – se for a noite).

Se for algo mais simples, uma camisa social branca + calça social e sapato tipo oxford resolve.

Você também pode ler os seguintes artigos sobre moda masculina:

*Roupa Masculina: Dicas Rápidas
http://www.mulher.palpitedigital.com.br/roupas-masculinas-dicas-rapidas-para-um-bom-visual/

* Como combinar meias?
http://www.mulher.palpitedigital.com.br/homens-e-as-meias-vista-se-bem-dos-pes-a-cabeca/

* Camisa social x camisa casual
http://www.mulherdigital.com/camisa-social-e-camisa-casual/

*Itens essenciais em um guarda roupa masculino:
http://www.mulherdigital.com/homem-guarda-roupa-masculino/

Querida, espero tê-la ajudado!

Obrigada por sua participação no MULHER DIGITAL.

Cordialmente,

Mulher Digital.

José Renato

novembro 1st, 2010 às 13:31

Gostei muito as orientações são claras e objetivas e fica bem mais fácil decidir um visual frente a um compromisso social. Um abraço e desde já virei fã.

TIAGO

novembro 5th, 2010 às 15:02

Gostei muito das dicas. Vou seguir todas elas para ir a qualquer evento clássico.

Eva

novembro 29th, 2010 às 21:13

Meu irmão está com uma dúvida e preciso de sua ajuda. Ele tem um excelente terno, mas a calça já não existe mais, restou somente a parte de cima. Então ele comprou uma outra calça, mas o tecido não é o mesmo da parte de cima. Ele pode usar esse conjunto para um casamento?

mulherdigital

dezembro 6th, 2010 às 17:08

Querida Eva,

Verifique se a cor é bem parecida ou igual. Se a cor for diferente do paletó, não vai ficar legal. Se o casamento for a noite e as cores forem bem parecidas, provavelmente não vai aparecer tanto. Outra coisa: o material é muito diferente das peças? Se for, acho melhor comprar um conjunto ou outra calça com material bem parecido.

Obrigada por sua participação no site.

Beijoconas.

Mulher Digital.

Leônidas

dezembro 8th, 2010 às 09:52

Parabéns pelas dicas!!

Ótimo site!

Abraço!

OTIEL

dezembro 21st, 2010 às 14:36

Oi meu nome é Adriel e trabalho em uma loja e é obrigatorio o uso da roupa social .Eu uso calça preta e uso meia branca e sapato preto é errado isso? obrigado

mulherdigital

dezembro 22nd, 2010 às 17:56

OTIEL,

Essa combinação da calça com a meia e o sapato não está legal!
Existe um artigo que fala justamente sobre isso! Acesse:

Moda Masculina: Homens e as meias
http://www.mulher.palpitedigital.com.br/homens-e-as-meias-vista-se-bem-dos-pes-a-cabeca/

Esse artigo irá lhe ajudar!

Beijoconas.

Mulher Digital.

Roberto

abril 22nd, 2011 às 15:22

Era a informação que eu precisava!!
Valeu pela iniciativa.

Pedro

novembro 29th, 2011 às 19:17

boas dicas

Pedro

dezembro 6th, 2011 às 09:25

uso pinccing na lingua e brinco na orelha , devo retira-los para ir ao casamento ? sou apenas CONVIDADO , não sou padrinho e nem familiar .

mulherdigital

janeiro 20th, 2012 às 07:38

Pedro,

A resposta do seu comentário se encontra no site CASAMENTO AQUI! Dê uma olhada no seguinte post:

http://www.casamentoaqui.com.br/piercing-brincos-casamentos/

;)

Rafael

maio 4th, 2012 às 23:45

Obrigado pela dica.
Estava realmente com a mesma dúvida se poderia usar o terno com ou sem gravata.

Abraços.

Teixeira

julho 12th, 2012 às 08:53

As minhas dúvidas sobre o que vestir num evento tão marcante como o casamento foram sanadas, sempre me perguntava se posso vestir para casamento Jeans, Tenis, camisola…, muito obrigado pelas dicas, tudo de bom pra Vós.

Altair

setembro 5th, 2012 às 10:28

Obrigado pelas dicas, dessa vez estava mesmo cheio de duvidas, pq tenho um casamento no meiado desse mês realizara as 11,00 hs ao sabado, igreja, após almoço e festa
q se entendera ate o dia seguinte, no sitio de festas, no convite não ressaltava os traje mas pra deixar agente de saia justa rsrsrs
esse casamento teve um planejamento de dois anos, com alto
investimento vai ser uma festa e tanto, deixaram os trajes em
aberto mui gentis né rsrsrs….se quiserem interar uma dica ficarei mais agradecido.

VICENTE

abril 18th, 2013 às 21:09

Belo trabalho de vcs, obrigado pelas dicas ajudou muito… Sou seu fã bjs.

Dayene

julho 20th, 2013 às 13:15

As dicas sao otimas!

Comente e participe !

X
Dicas de beleza por email!