Mulher Digital

Porque atitude é preciso até virtual.

Seios – Dez Dúvidas Comuns

Desodorante antiperspirante pode causar câncer de mama?

De forma alguma. Essa é uma história que circula na internet, mas nada tem de verdadeira. Na axila nem existem células mamárias. O que pode acontecer é o entupimento de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.

Um tumor pode ser causado por um trauma, por exemplo, uma pancada durante uma batida de automóvel?

Não. A batida pode formar um caroço, que, em exames rotineiros, se assemelha a um câncer, mas é benigno. Outra coisa comum é que, a partir do choque, a preocupação da mulher aumenta e, através do toque mais freqüente ou outro exame, ela descobre um nódulo que já estava lá.

Dor, pontadas e feridas no mamilo podem indicar algum problema?

Às vezes. Normalmente a dor não está associada ao câncer de mama, e sim a processos benignos, mas se, além da dor, a paciente tiver um nódulo próximo ao mamilo, ele deve ser investigado. O mesmo vale para pontadas e feridas.

Amamentar protege o peito do câncer de mama?

Sim. Quando o bebê mama, as células mamárias ficam ocupadas com a produção de leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença.

Mamas grandes são mais suscetíveis a desenvolver doenças?

Não. Tamanho e formato não afetam em nada. O que conta são os fatores hereditários e a qualidade de vida, que inclui alimentação saudável, atividade física e consultas médicas regulares.

A atividade sexual ajuda a proteger as mamas contra doenças?

Não. O que pode proteger contra doenças mamárias é a gravidez e a lactação.

O uso de prótese de silicone pode trazer problemas à mama?

Sim. Pequenas áreas de cicatrizes podem atrapalhar e dificultar a palpação, além de provocar focos de calcificações ou nódulos, o que confunde os resultados de exames de ultra-som e mamografia. Em casos mais raros, a prótese pode sofrer rejeição do corpo ou endurecer. Nos dois casos é preciso retirá-la.

A prótese de silicone atrapalha o exame de mamografia?

Sim. A prótese reduz em 30% a área visível na mamografia. Ou seja, há possibilidade de retardar o diagnóstico de um câncer inicial de mama.

Cirurgia redutora no peito pode causar problemas futuros? Quais?

Às vezes. As cicatrizes deixadas pela cirurgia redutora podem trazer dúvida nos exames rotineiros da mama. Dependendo da técnica utilizada para a redução, a cirurgia pode futuramente prejudicar ou até impossibilitar a mulher de amamentar.

Praticar corrida pode fazer com que o peito caia?

Não, ela traz benefícios, não prejuízos. Meia hora de corrida por dia ajuda a proteger contra o câncer, porque queima hormônios. O que causa a queda da mama são fatores genéticos e constitucionais. Se sua mãe, irmã e avó têm seios flácidos, sua chance também é alta. Outro fator é o “efeito sanfona”: quando a pessoa engorda, a pele da mama estica, mas, quando emagrece e perde gordura, ela não volta ao normal. Resultado: o peito fica flácido e cai.

Fonte: Luis Henrique Gebrim, Unifesp (Folha de São Paulo)

Categorias:


11 pessoas comentaram!

jossilaine

janeiro 29th, 2009 às 05:28

Eu amei essas informações! Foram ótimas e precisas!!! Beijos

O que é orgasmo?

agosto 14th, 2009 às 05:20

[...] mulheres devem usar durante o dia?Casamento – Algumas EtiquetasCaminhada – BenefíciosSeios – Dez Dúvidas ComunsOs Cuidados Básicos com os CabelosJantar a Luz de Velas – Parte II – [...]

kariny

outubro 19th, 2009 às 06:26

Excelente este site… Amei as informações.

ROSEMERE

abril 9th, 2010 às 09:54

Gostei muitoooooooooooooooooo! Super esplicadissímo. Valeu entrar nesse site!

GRAZI

abril 21st, 2010 às 00:26

Gostei muiitoo!

Gertrude

janeiro 18th, 2011 às 10:10

Coloquei proteses de silicone a 6 meses, no meu seio esquerdo sinto umas pontadas, parece q tem uma agulha me furando, e ontem eu estava tocando e senti uma bolinha dura e pequena, será que pode ser cancer? minha mãe tem nódulos benignos no seio, e minha tia teve cancer no útero…aiii to com muito medoo!!

mulherdigital

janeiro 19th, 2011 às 17:36

Gertrude,

Se você sentiu algo diferente em seu corpo precisa ir é em um médico. Somente um médico poderá dar um diagnóstico preciso da situação. A mulherada precisa parar de adiar a ida ao médico quando sentem algo incomum no corpo. Não faça isso com você! Se ame e vá descobrir o que é isso.

Cordialmente,

Mulher Digital.

Cristiana

março 27th, 2011 às 00:08

Adorei muito serviu para tirar algumas duvidas , agora espero que dei tudo certo beijos!!!!

Lorene

agosto 8th, 2011 às 20:09

Ola,fiz implante de silicone a 8 meses,do lado direito e 400 ml,e do lado esquerdo e 450,o meu peito esquerdo e dormente, e sinto dores ne,ao olhar ele e normal,mas quando eu apalpo do lado de dentro dos seios, sinto uma dor, e sinto a protese mexer,sinto tbm um buraco bem onde da a dor no peito esquerdo,quando deito o peito esquerdo vem pro lado do pescoco bem mais que o direito,quando abaixo e levanto sinto a protese descer e subir, dependendo o movimento do braco esquerdo sinto que parecer que ta preso, o que pode ser?ao meu ponto de vista protese nao esta no lugar,o que pode ser??

mulherdigital

agosto 10th, 2011 às 02:53

Lorene,

Somente um médico pode diagnosticar a sua situação. Se possível, o médico que realizou a sua cirurgia. Anote todas as suas dúvidas, aquilo que sente, os seus incômodos pós cirúrgicos e esclareça absolutamente tudo. Não adie mais isso. Um médico vai examiná-la e dizer o que pode ser. Não adie a sua ida ao médico.

Torço para que tudo se resolva e que não seja nada sério.

Beijoconas.

Mulher Digital.

Nice

novembro 22nd, 2011 às 18:00

gostei muito das respostas…parabéns foram todas satisfatórias!!!!

Comente e participe !

X
Dicas de beleza por email!