Cardápio

Continuando a série “Jantar a Luz de Velas”. [Leia os outros artigos! Essa é a 3ªparte!]

Se a decoração dá vida ao momento do jantar, o cardápio é a alma de tudo, porque envolve a estimulação de diversos sentindos: a visão, o paladar, o tato, o cheiro… [Veja: “Jantar a Luz de Velas – Decoração] Abrange a escolha dos pratos, da bebida, da sobremesa. Nesta etapa é importante atentar para aquilo que o casal gosta de comer: massas, carnes, algo mais sofisticado, comida japonesa, entre outros. O que cada um gosta e não gosta? Na dúvida de não saber se a outra pessoa gosta de determinado prato, nem o escolha! 

Outro ponto importante é pensar se é você quem vai cozinhar, o que sabe fazer, se pretende inovar no preparo. Há pessoas que adoram cozinhar e inovar na hora de montar o cardápio. E mesmo para as pessoas que não sabem ou não tem muito tempo, não pense que é impossível realizar um jantar a luz de velas. Compre comida pronta, monte ou faça receitas rápidas. O jantar romântico vai ficar totalmente fantástico! Pode-se encomendar o cardápio em algum lugar.  Comida japonesa, por exemplo… Pode ser uma idéia bacana para quem não sabe cozinhar. Há supermercados que vendem também. Ainda, há a opção de comprar massas pré-prontas que são facéis de fazer e não exigem nenhuma aptidão culinária.

Vinhos

Se você é do tipo que gosta de estar envolvida em todo o processo, inclusive o de cozinhar, pode abusar da criatividade no seu jantar a luz de velas. Deve-se levar em conta especialmente o tempo que você tem disponível para preparar tudo. Isso é um critério que pode lhe ajudar a decidir o cardápio – se tem um tempo mais curto, tem que optar por feitios de pratos mais rápidos e facéis. Se possui um tempo mais extenso, pode partir para pratos mais trabalhados e demorados. O importante é não fazer aquele tipo de comida que você nunca viu ou fez na vida! Imagine se dá errado? Quer um exemplo? Um prato do centro do Vietnã, ou uma sopa das ilhas gregas que você nunca viu na vida. Afinal de contas, se der errado pode não dar tempo de consertar e acabar com todo o seu jantar romântico. Por isso, inove mas dentro do seu conhecimento culinário.

Se você achar divertido, pode montar uma mesa de frios, “bebericar” e ficar conversando com seu amor enquanto cozinha. Não só conversar! A pessoa para quem você está preparando o jantar, pode lhe ajudar nos preparativos. Essa experiência pode ser muito divertida!

Entrada

Após escolher o cardápio (entrada, prato principal, sobremesa) é o momento da escolha da bebida. A bebida deve combinar com o cardápio. Atualmente, não se utiliza muito ter entradas, prato principal entre outros. Geralmente há um prato principal com um acompanhamento que pode ser um arroz, uma massa, uma batata souté e, por fim, a sobremesa. Tudo depende da sua escolha e do tempo que tem para preparar tudo! O importante na escolha do menu é combinar todos os pratos, a bebida, a sobremesa…

Há quem diga que se existe um bom cardápio, a pessoa vai gostar e ficar na memória que tudo foi perfeito, mesmo que algo saia errado. Portanto, cuide bem do seu cardápio para o jantar a luz de velas! A escolha da comida  é essencial para o sucesso do seu jantar a luz de velas

 

Você acha que termina por aqui? Nada disso! Siga para o próximo passo do jantar a luz de velas! Leia: “Jantar a Luz de Velas – Você“. 

Veja os comentários (abaixo), participe!

14 comentários para “Jantar a Luz de Velas – Parte III – Cardápio”

  1. albanery

    otimas dicas, era tudo o que eu estava presisando…

  2. mulherdigital

    SOLICITAÇÃO:

    “Quero preparar um jantar à luz de velas para o meu noivo. Pensei em isca de filé ao molho madeira com palmito. O que vocês sugerem de entrada? Combinaria com vinho? Qual? Pensei em usar velas redondas na água e pétalas de rosas. Em que recipiente eu deveria colocá-las, mais fundo ou mais aberto?” (Ludmila)

    Querida Ludmila,

    Fiquei na dúvida se você diz isca de filé mignon ou iscas de filé de peixe. De toda forma, para evitar confusões, já digo: molho madeira sempre com carne vermelha. Estou considerando que seja uma carne vermelha. Particularmente, a escolha do molho depende em grande medida da escolha do acompanhamento. Para esse tipo de carne, gosto muito de molho de algum cogumelo ou de vinho.

    SUGESTÕES DE ENTRADA: [ESCOLHA APENAS UMA!]

    – Salada de folhas verdes com pedacinhos de algum queijo ou palmito (Você escolhe o tipo de queijo! Mussarela comum, de búfala ou queijo provolone).
    -Salada Caesar
    – Canapés
    – Sopa de Cebola (ou outro tipo de sopa)
    – Salada crocante (alface crespa e americana, rúcula, cenoura, tomates (em gomo ou cereja), queijo provole e croutons).

    Para o ACOMPANHAMENTO desse filé mignon há várias opções (ESCOLHA UM TIPO): um simples arroz branco, arroz com brócolis, purê de mandioquinha (cenoura amarela), risoto ou uma receita de batata ( sautée, por exemplo ou um gratinado), ou uma massa.

    Falando grosso modo (sem tratar das variações de vinho), carne vermelha combina com vinho tinto. Carne branca com vinho branco. Sempre! Regra básica.

    Quanto à decoração, não entendi exatamente o que você quer e nem como quer fazer! O que posso dizer é que existem velas flutuantes que são específicas para colocar em água. Peço-lhe para ser mais específica, se desejar, explicando melhor.

    Querida Ludmila, de toda forma, a idéia do seu cardápio está ótima e vai ser o maior sucesso!

    Obrigada por sua participação em nosso site.

    MULHER DIGITAL

  3. Ludmila

    Sim, eu quis dizer velas flutuantes mesmo. Então gostaria de pedir opinião sobre qual recipiente de vidro devo usar para colocá-las.Mais fundo, raso…aberto,fechado…Estou pensando também em bordar as nossas iniciais nos guardanapos!O que vc acha?

  4. mulherdigital

    Querida Ludmila.

    Vou enviar umas fotos de decoração de velas. Porque ver fica mais fácil, não é mesmo? Quanto a sua idéia de bordar as iniciais nos guardanapos é fantástica! Vejo que você cuida de todos os mínimos detalhes! Isso é muito legal!

    Obrigada por sua participação.

    Cordialmente,

    Mulher Digital.

  5. Andréa

    BOA NOITE!

    SEI QUE FALTA POUCO PARA COMEMORARMOS O DIA DOS NOMORADOS. MAS COMO ESTAVA PROCURANDO ALGUMA COISA NA INTERNET,ENCONTREI SEU SITE E AMEI. ESTOU PENSANDO EM FAZER UM JANTARZINHO PARA O MEU MARIDÃO. POR ISSO GOSTARIA DE UMA SUGESTÃO, POIS SOMOS VEGETARIANOS. NÃO COMEMOS NENHUM TIPO DE CARNE. FICAREI NA ESPERA DA SUGESTÃO.
    BEIJOS!

  6. mulherdigital

    Querida Andréa,

    Eu não conheço muitas receitas desse tipo, mas encontrei vários cardápios vegetarianos sugeridos pelo famoso Olivier Anquier. Pode ser uma ótima opção para você!

    http://www.olivieranquier.com.br/receitas/SOSReceita.php?id=6

    Outro site de receitas que é muito bacana é “Rainhas do Lar” e neste site tem todo tipo de receita. Você só vai precisar fuçar um pouquinho e achar. O mais legal é que esse site testa e faz as receitas e não copia como outros sem nem ao menos testar. Além disso, o pessoal tem muita criatividade e inventa muitas coisas saborosas. Há receitas de todos os tipos!

    http://rainhasdolar.com/

    Além desses, encontrei esses outros dois que estão abaixo, mas ainda acho que os primeiros são melhores! Acredito que isso possa lhe ajudar no seu cardápio!

    http://www.livrodereceitas.com/vegetarianas/index.html

    http://www.guiavegano.com.br/vegan/

    !Obrigada por você continuar participando do nosso site!

    Cordialmente,

    Mulher Digital.

  7. Cíntia

    Ola gostaria de fazer assim uma coisa mais leve tipo uma mesa de frios, um coquitel de frutas pois somos evangélicos e de sobremesa um fondue. O que vc acha?
    Agradeço desde já e que Deus Abençoe.

  8. mulherdigital

    Querida Cíntia,

    Quando você faz fondue, em geral não precisa de outros acompanhamentos, a não ser o do próprio prato. Fondue é um prato muito pesado e as pessoas comem só ele em geral. Para acompanhar esse prato, vocês podem beber um suco de uva, já que não bebem bebidas alcoólicas. Existe fondue salgado também (de queijo, de carne). Eu apostaria em um fondue de queijo para esse jantar romântico.

    Frios, em geral, serve como entrada. Se quiser continuar na comidinha leve, você pode fazer uma salada mais encorpada com uma carne como prato principal (sem precisar da entrada) e uma sobremesa como salada de frutas (super leve e saudável).

    Essas são minhas dicas para lhe ajudar!

    Obrigada por sua participação e espero tê-la ajudado!

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  9. Ingrid

    Gostaria de saber qual a bebiba que fica perfeito com o Frango Xadrez

  10. mulherdigital

    Ingrid, querida,

    Vinho branco e sakê são bebidas que combinam super bem com frango xadrez. Você pode também preparar alguns drinks se achar melhor.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  11. LILIANE

    Ola! estou organizando um jantar so para mulheres, o que devo servir de entrada.

  12. mulherdigital

    Liliane, querida,

    Nossa! Tem milhões de receitas de entrada. Uma coisa que acho super fácil é canapé, combina com quase todos os pratos. Tem outra coisa também que é super fácil é a bruschetta. Eu faço uma com uma fatia de pão, mussarela e tomate seco. Uma delícia e todo mundo adora.

    Espero tê-la ajudado.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

  13. LLENE

    Bom gente eu amei suas opiniões!
    Mas eu ja tenho o cardápio pronto e tudo mas…
    Mas eu não posso beber nenhuma bebida com alcool, eu quero perguntar se tem como fazer um jantar a luz de velas com bebidas chiques sem alcool?
    E quais são as bebidas?

    Beijin ;*

  14. mulherdigital

    LLENE, querida,

    Pra ter um jantar a luz de velas não é preciso ter bebidas alcoólicas. Você pode fazer frapês e/ou sucos. Tudo sem nem uma gota de álcool. Tem uma receita de frapê de coco que é deliciosa. Olha só:

    Bata tudo no liquidificador: 1 lata de leite condensado, 1 e meia a mesma medida da lata de leite condensado com leite gelado, 1 vidro de leite de coco (200ml) e 1 forma inteira de gelo picado. Depois que bate é só servir. Eu adoro esse frapê. Super delícia.

    Você pode inovar a receita e colocar pedaços de abacaxi. Qualquer uma fica uma delícia.

    Outra coisa que costumo fazer é suco de melancia com limão. Uma bebida super refrescante. Vale muito a pena, viu?

    Espero tê-la ajudado, querida.

    Beijinhos. ;)

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)