Mulher Digital

Porque atitude é preciso até virtual.

Leite Normal, Leite Semi-Desnatado e Leite Desnatado

O teor de gordura de todo o leite normal (integral/gordo/normal) é elevado. Em cada 100g há, em média, 3.9g de gorduras, dos quais 2,5g são saturadas. Uma alta ingestão de gorduras saturadas pode aumentar a quantidade de colesterol no sangue, levando a obstrução das artérias e um aumento do risco de doença cardíaca. O leite integral é considerado uma opção interessante para crianças, adolescentes que estão em fase de crescimento e não possuem nenhum problema com sobrepeso e/ou obesidade. Ou, ainda, àquelas pessoas, de qualquer idade que não se beneficiam do tecido adiposo.

O leite semi-desnatado ou leite em pó desnatado possui uma quantidade menor de gorduras saturadas, colesterol e um valor calórico menor que o leite gordo (integral).

Para que o leite se torne semi-desnatado e leite desnatado toda a gordura é removida por centrifugação, o que significa que o leite é colocado em uma máquina que o gira e a gravidade separa a gordura do líquido. Após esse processo, falando, grosso modo, a gordura é adicionada de volta ao leite aos níveis que o classifica como semi-desnatado (1,7%) e desnatado (0,2%). Esse processo reduz as calorias do leite à metade, se comparado o leite normal com o leite desnatado. Há diferença de miligramas na quantidade de cálcio entre o leite integral (normal), semi-desnatado e desnatado (magro). O leite desnatado possui quantidades similares de proteínas, cálcio, potássio, fósforo e outros nutrientes que também são encontrados no leite normal (integral). Então, esqueça aquela história que o leite desnatado é ruim por ter menos cálcio.

Agora que você sabe a diferença entre o leite normal (gordo), semi-desnatado (meio magro) e desnatado (magro) escolha a sua melhor opção e não deixe de ingeri-lo em sua alimentação. É uma ótima fonte de cálcio e de outros nutrientes importantes para o corpo. Beba leite!

Fontes:

Daily Mail [The good milk guide, or how to choose the right pint for you]

Minas Lácteos [http://www.dta.ufv.br/minaslac/noticias.php?idN=92]

MinhaVida [Conheça os alimentos típicos do cardápio de quem faz dieta]

[http://minhavida.uol.com.br/materiaalimentacao.vxlpub?codMateria=2290]

Categorias:


11 pessoas comentaram!

Sonia

janeiro 29th, 2010 às 02:48

Gostei!

Dúvidas: estou acima do peso (15 kilos). Sou hipertensa e preciso emagrecer. Gostaria de saber mais sobre a dieta do leite e se vale misturar leite integral – metade leite metade água?

mulherdigital

fevereiro 15th, 2010 às 09:26

QUERIDA SONIA,

Você deve fazer uma reeducação alimentar e seguir uma dieta balanceada durante toda a vida. No seu caso, o mais aconselhável é ir a um profissional especializado para lhe dar um plano de alimentação. Se você mudar o seu modo de comer, com certeza verá os resultados.

Essas dietas que são de uma coisa só como: dieta da sopa, dieta do leite, dieta do abacaxi, não são planos alimentares legais porque, em geral, restringem outros alimentos importantes para o dia-dia.

Para que você consiga emagrecer você deve aliar a reeducação alimentar com a atividade física (pode ser até caminhada).

Obrigada por sua participação no site.

Beijos e Abraços,

Mulher Digital.

Nilson

fevereiro 27th, 2010 às 17:31

Gostei por ser bastante simples e bastante esclarecedor!

Diet (Dietético) e Light – Qual a Diferença?

março 23rd, 2010 às 14:01

[...] * Diferença entre leite normal, leite semi-desnatado e leite desnatado [...]

Guilherme

março 29th, 2010 às 04:55

Adoreii !! *_*

Sandra

junho 19th, 2011 às 15:16

É verdade ou mito que agua de coco com mamão acaba com o colesterol ruim?
Muito bom! bem elaborado ,informações de qualidade…
Tudo explicado com palavras simples de compreensão para todos.Parabéns a toda a equipe que forma a:Mulher Digital
Att:Sandra mel

mulherdigital

junho 21st, 2011 às 14:36

Sandra, querida,

Não possuo informações sobre essa questão dessa “receitinha” acabar com o colesterol ruim. O que sei, de verdade, é que não existem milagres. Se a pessoa estiver com algo alterado no corpo, especialmente colesterol, níveis de glicose, o que resolve é alimentação saudável + prática de exercícios diariamente. Vida saudável exige um pouco de esforço.

Beijoconas.

Mulher Digital.

sandra CTBA

agosto 21st, 2011 às 12:51

SEMPRE Q TOMO LEITE INTEGRAL SEJA NO CAFÉ OU NO CHÁ OU SEJA QUALQUER OUTRA BEBIDA Q VA LEITE,PASSA ALGUNS MINUTO JA ME UM MAL ESTAR, TIPO BOCA AMARGA SALIVA GROSA E MAU ESTAR NO ESTOMAGO TIPO AZIA SERA Q E DO LEITE INTEGRAL?

mulherdigital

agosto 22nd, 2011 às 15:14

Sandra, querida,

Realmente não dá para dizer se isso é ocasionado pelo leite integral. Somente um profissional da saúde pode diagnosticar corretamente o que está lhe causando azia. O melhor é você obter o diagnóstico de um médico, especialmente por que cada corpo funciona de uma forma. Observe em quais momentos você sente azia, o que você come que, em seguida, lhe causa esse mal estar, se há horários específicos que isso acontece. Isso seria bom antes de ir ao médico.

Beijoconas.

Mulher Digital.

Tereza Nakasima Gaban

outubro 30th, 2012 às 14:58

Gostaria de saber se existe no mercado maquina para desnatar o leite. Estou com colesterol alto por eu tomar leite que vem da chacara. Pego 4 litro ,3 vezes por semana, fervo e no outro dia eu tiro a nata. Ultimamente alem de tirar a nata e bato no liquidificador por uns 6 minutos ate formar manteiga. E muito trabalhoso,pois eu bato 1 litro por vez e não sei se é suficiente. Por isso gostaria de saber se existe centrifugador ou desnatador de leite e qual o valor.Aguardo resposta.
Tereza.

mulherdigital

novembro 6th, 2012 às 13:37

Tereza,

Não sei sobre isso. A gordura não está somente na nata, mas na própria constituição do leite integral. Por isso, você precisa comprar o leite desnatado. Só esse tipo de medida, como tirar a nata, não resolve. Há muita gordura, ainda, concentrada no próprio leite.

Abraços. ;)

Comente e participe !

X
Dicas de beleza por email!