O noivado mudou muito no decorrer dos tempos. Atualmente o noivado marca a união das duas famílias e também o período entre a preparação do casamento, que, em geral, acontece em um menor tempo que anteriormente. O noivo não pede mais a mão da noiva para a família, como antes, o casal apenas anuncia o noivado. Ainda, continua sendo, como antigamente, o estabelecimento formal do compromisso de matrimônio entre o casal. É importante ressaltar que os pais precisam ser os primeiros a saberem da notícia. O noivado é um acordo entre o casal que, muitas vezes, já se sentem unidos através da convivência, sendo que alguns casais até já moram juntos. Inicia-se de um planejamento a dois, geralmente.

Assim, antes que o casal pense em se noivar é necessário que tenham uma visão futura para calcular todos os outros planejamentos que se inicia com o noivado como, por exemplo, o próprio casamento, o morar junto, entre todas as outras exigências da nova situação que está por vir. Inclusive, é importante mensurar bem o tempo para que o casal não fique um longo período na condição de noivos. Apesar de não haver prazos fixos com relação ao noivado, ficar muito tempo noivo é um pouco falta de bom senso. O aconselhável é no mínimo seis meses e no máximo dois anos. Se o casal não se sente preparado para o casamento, inclusive no sentido financeiro, o ideal é não noivar e continuar como namoro. Afinal, um dos sentidos do noivado é justamente o período preparatório para o casamento.

Quanto à celebração do noivado deve ser decisão dos noivos a maneira que isso vai acontecer, sendo assim pode ter ou não algum festejo. Quando há alguma comemoração, em geral, é voltado para as famílias do noivo e da noiva, juntamente com os amigos mais íntimos. Os convidados podem ser convidados por telefone ou por um convite breve, mas lembre-se que é sempre educado convidar com antecedência.

O anel que sela a união pode ser um anel de noivado para a mulher. Ou, então, como é feito normalmente, as próprias alianças escolhidas para o casamento. O estilo do anel/aliança deve ser definido entre o casal, mas se um quiser fazer a surpresa de presentear o outro com a aliança é importante saber o gosto com relação ao estilo de jóia que cada um prefere. Em geral, as mulheres são mais exigentes com essa questão e vale a pena ouvir a noiva para a escolha.

O noivado demonstra a evolução do próprio relacionamento de um casal como um todo e, realmente, consolida, de certa forma a união deles, caso considerem isso um rito importante. O mais importante não é as celebrações, mas o significado desse acontecimento e dessa decisão para o casal. Nesses tempos modernos, não pense que o noivado está démodé. Há muitos casais, de diversas faixas etárias, que consideram significativo esse rito para suas vidas e para a relação em si. Para muitos, casar ainda é um sonho e faz parte dos seus planos, assim como outros, como, por exemplo, a vida profissional. Muitos casais ainda aguardam o momento certo para a aclamada decisão de casar!

2 comentários para “Noivado”

  1. Pâmela

    Olá!!! Eu estou noiva a 1 ano e 9 meses, contando tudo, juntando o namoro e o noivado eu estou como o meu noivo há 2 anos e 8 meses… Eu só quero dizer que é momento muito importante na minha vida e na do meu noivo.
    Nos amamos muito não contamos o dia para poder dormirmos juntinho… Sonhamos como o dia do nosso casamento não vamos realizar o nosso casamento na igreja sera somente no civil…

  2. mulherdigital

    Pamêla, querida,

    Que lindo o seu relato sobre o noivado! Muito bacana quando se vê essa harmonia toda. O noivado é um momento muito importante para o casal!

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)