Para as mulheres que tem a TPM (Tensão Pré Menstrual) todo mês, alguns especialistas defendem que a alimentação pode amenizar os seus efeitos sobre o organismo. Não é toda mulher que possui TPM, mas as que possuem sabe o quanto isso pode afetar a sua vida e querem logo dar um jeito nisso! Quem tem, precisa mudar sua alimentação, mesmo que seja apenas por alguns dias antes do período da TPM (no mínimo sete dias antes). Quer saber de uma dieta para amenizar os efeitos da TPM? Leia abaixo:

Beba muita água. A água pode contribuir para a prevenção da retenção de líquidos e ajuda a eliminar toxinas e, conseqüentemente, pode ajudar a amenizar aquele inchaço no corpo. Hidrate-se bastante!

Diminua o sal! Isso mesmo! O excesso de sal aumenta a retenção de líquidos no corpo! Isso deve ser seguido em toda alimentação durante toda a vida. Excesso de sal não faz bom nem para quem não tem TPM.

Chá preto ou mate, café e refrigerantes devem ser eliminados do cardápio. São ricos em xantinas, que são substâncias que agravam a irritabilidade e as alterações de humor. Fique um tempo sem essas bebidas!

Coma soja! Segundo especialistas, pode contribuir para diminuir a dor nas mamas e a sensação de “peso” na pelve devido ao fato de conter isoflavona.

Inclua cálcio em sua alimentação. Pode ser encontrado no leite, queijo e iogurte. Segundo pesquisas da Universidade de Massachusetts (EUA), o cálcio pode contribuir para diminuir os efeitos da TPM, especialmente as cólicas. Porém, a ingestão de cálcio precisa estar associada com a de vitamina D (que faz a absorção do cálcio no organismo). A vitamina D pode ser encontrada no suco de laranja e no peixe.

Tenha magnésio na sua alimentação. Segundo essa mesma pesquisa da Universidade de Massachusetts, esse mineral pode reduzir a ansiedade, irritabilidade e também a retenção de líquidos. Ele pode ser encontrado nas verduras de folhas verde-escuras, frutos do mar, nozes, amêndoas, castanha, soja, cereais integrais, damasco, abacate, melão. Sabia que aquele “chocolatinho” delicioso também possui magnésio? Você pode até inserir no seu cardápio, mas só um pouco! Coma com limites (como sobremesa, após uma refeição, só um pouco!). Não se pode esquecer das gorduras, da cafeína que o chocolate possui e que piora os sintomas da TPM. Coma só um pedacinho! Nada de “cair de boca” no chocolate. Você também pode comer barras de cereais com chocolate que são consideradas mais saudáveis.

Coma saudável! A dieta para ameninar os efeitos da TPM acaba “caindo” em uma alimentação rica em fibras, que é totalmente importante para o bom funcionamento do intestino. É importante ressaltar que o intestino é responsável, em grande parte, por eliminar algumas toxinas do corpo, inclusive aquelas que agravam a TPM. Tenha uma alimentação saudável! Faz bem para amenizar a TPM, faz bem para o corpo e para a mente! Coma saudável!

19 comentários para “TPM (Tensão Pré-Menstrual) – O que comer? – Dieta que ameniza os efeitos da TPM”

  1. Marcia Cristina

    Adorei!

  2. Eliandra Pelizzon

    Adorei o texto: Tensão pré-mestrual – o que comer .

  3. THAÍSMARA

    Gostei muito de ler essa matéria. Vou procurar seguir esse tipo de alimentação. Dizem que funciona. Eu acredito que sim.

  4. Mary

    Interessante. Vou testar para ver se funciona, pois tenho todos os sintomas. É simplesmente horrível.

  5. NILMA

    Muito interessante! Valeu!

  6. Mayara

    Agora eu aprendi e sei o que eu devo comer na TPM. Valeu!

  7. Sueli

    Adorei estas informações. Me sinto mais aliviada. É como se eu estivesse passando por uma consulta.Obrigada.

  8. Sandra

    GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES. ESTAVA PRECISANDO MUITO DE AJUDA, VOU ME ALIMENTAR MELHOR PARA EVITAR ESSE MAL TERRÍVEL QUE É A TPM, E QUE ME ACOMPANHA SEMPRE, E VEM ME ATRAPALHANDO MUITO. TANTO NA VIDA PROFISSIONAL COMO EM MEUS RELACIONAMENTOS AMOROSOS.
    OBRIGADA.

  9. Emanuelle

    Adorei as dicas vou segui corretamente

  10. Deia

    Adorei, vou me alimentar melhor de hoje em diante. Não aguento mais essa TPM, ela tem me deixado em muitas situações, de saia justa. Quero ter uma vida mais saldavel e tranquila.
    Obrigada pela sugestão.

  11. TATIANA

    Nossa eu amei a parti de hoje poderei me alimentar melhor graça a esse site. tpm com dor agora nunca. obrigada

  12. Ione

    Eu Gostei Das Disca Sobre o Que
    Pode Comer. Nas TPM.

  13. elisangela

    adorei essas dicas, pois sofro de tmp, muito forte que até tenho que ficar sem menstruar a cada tres meses… mas agora vou fazer essa dieta pra ver se vai dar certo…

  14. stefany

    adorei mais pode ser deficil pq a minha em um mes vem duas vezes pode ser dificil para mim

  15. marcia

    olá meninas…
    com todos estes sintomas orrorosos temos que aprender a ser mais carinhosas umas com as outras…
    afinal de contas a tpm tambem faz a gente perder amigas.
    alguma de voces ja parou para pensar ela só fez aquilo porque estava na tpm???????
    o amor vence todas as batalhas….
    força na piruccccccccccca…. bjs a todas

  16. janete

    Eu adorei a materia …….. bjs

  17. Fabrícia

    Poxacomo é ruim quando estou de TPM, me incomodo muito ! a dor de cólica é muita !

  18. marcia

    gostei muito das informações pois sofro muito com tpm, vou procurar seguir as dicas, bjus!!!

  19. Silézia

    Adorei essas informações, pois tenho tpm muito forte durante quinze dias e ja nao sei mais o que fazer. São quinze dias bem e quinze dias de puro sofrimento.

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