Mulher Digital

Porque atitude é preciso até virtual.

Xampus que não fazem o que prometem

Várias linhas de xampus prometem milagres no trato com os cabelos, sendo que muitos desses produtos são caros. O(A) consumidor (a) paga e acha que vai fazer tudo aquilo que o fabricante diz, mas não é bem assim. A ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) realizou um teste de laboratório com nove xampus que se diziam restauradores, procurando avaliá-los no seu desempenho no cabelo.

O resultado foi espantoso! As marcas avaliadas não produziram qualquer efeito sobre os fios do cabelo, ou seja, nenhuma marca fez aquilo que falava que fazia. E tem coisa pior ainda por aí! Cinco das noves marcas, ao invés de proporcionar a beleza dos cabelos, ao contrário, danificaram mais os cabelos nos testes realizados!

Vamos divulgar as marcas pra você não cair nessa emboscada de comprar um produto que fala que é restaurador e não é coisa nenhuma! Pior que não restaurar, é agredir ainda mais os cabelos. Porque, afinal de contas, ninguém compra um xampu para ter os fios prejudicados. As marcas: Colorama, Elsève, Garnier, Ox e Pantene, segundo reportagem divulgada na Folha de São Paulo, foram as que tiveram o pior desempenho na restauração do cabelo, o propósito principal desse teste. Já as marcas Dove, Niely, Palmolive e Seda não mudaram os fios do cabelo em nada, mas também não restauraram como prometiam.

Na reportagem da folha está escrito o seguinte: “a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o fabricante de xampu (exceto anticaspa) não precisa ter eficácia comprovada em análise de laboratório”. O que é um absurdo! Afinal de contas, uma marca não pode sair por aí divulgando que faz uma coisa e não conseguir cumprir o que promete e o órgão responsável por regular isso junto à sociedade, não se importar com a eficácia ou não de determinado produto. Pelo menos, do ponto de vista do direito do consumidor, ainda, está infringindo o código, na medida em que faz uma “propaganda” de que faz algo específico e não cumpre o que diz.

Fonte:
Folha de São Paulo
Associação Pro-Teste Consumidores
[http://www.proteste.org.br/map/src/465681.htm]

Categorias:


6 pessoas comentaram!

Akemi

fevereiro 22nd, 2009 às 07:58

Um absurdo isso =p graças por ter colocado os nomes dos produtos de empresas malfeitoras =P

Fabi

setembro 17th, 2009 às 19:33

Olha eu usei uma vez o Colorama e meu cabelo ficou terrível, além de ter ficado com alergia. Mas, dá para desconfiar que eles não fazem NADAAAAAAA!!!!

L’eau The One por Scarlett Johansson

novembro 16th, 2009 às 09:42

[...] Xampus que não fazem o que prometem* Cosméticos – O que tem neles que faz mal? Gostou deste artigo? Então [...]

Susane

fevereiro 5th, 2011 às 10:09

Não acredito o qnto de dinheiro eu gastei achando que meu cabelo ia melhorar!! Que povo mentiroso… Ninguém merece, nem nos xampus dá pra confiar mais…
Aonde esse mundo vai para!!

Francielly

agosto 3rd, 2011 às 14:39

Uso xampu e condicionador da Palmolive e são os únicos que não deixam meu cabelo com aspecto ressecado. Os outros nunca funcionam.

Li

março 26th, 2012 às 00:31

Eu gosto muito dos shampoos Pantene e de uma linha passada da Dove, esses são/eram bons na minha opnião, e tinha um Seda também, era bom, mas n melhor que os outros, o Dove deixava o cabelo lindo, brilhante, macio, cheiroso, tudo de bom, era da linha Dove Brilho Therapy, o melhor shampoo de todos, na minha opnião, mas ele n existe mais… :(

Comente e participe !

X
Dicas de beleza por email!