Muita gente usa muitas desculpas para fugir do exercício físico. Qual é a sua desculpa?

Você faz exercícios físicos quase todos os dias? Ou, mantém uma rotina de atividade física durante a semana, pelo menos?

Não é fácil adquirir disciplina e fazer com que isso se torne um hábito de vida. É preciso vencer as desculpas e transforma-las em dedicação real, manter as boas intenções e trabalhar a motivação. É possível seguir um programa fixo de exercícios!

O post de hoje traz algumas dicas para superar as desculpas para não fazer exercícios! Acompanhe!

Como fazer exercícios físicos

O tempo é você quem faz!

A falta de tempo é a desculpa mais usada para não fazer atividade física! Quem faz o seu tempo e traça as suas prioridades é você! Há inúmeras histórias de sucesso de pessoas reais que possuem uma rotina de vida turbulenta e, ainda, conseguem reservar um tempo para o exercício. Se não dá para reservar um tempo maior, que tal procurar se exercitar entre os compromissos? Ou, então, acordar mais cedo para isso? Que tal subir os andares do seu prédio e não usar o elevador? Que tal fazer uma caminhada após o trabalho? E, vale até pular corda à noite em casa! Se o tempo é curto demais, vale até ter uma esteira em casa para não ficar parado!

Leia também: 10 dicas para encontrar tempo para o exercício

Não deixe você para depois!

Todos estão sempre colocando outras atividades na frente da atividade física. É ver alguém, fazer algo, cuidar das crianças, até o cachorro tem prioridade. Atividade física é cuidar de si próprio, se amar. Faz bem para o corpo, para o coração e para a mente. É o seu momento! O momento do dia que reservou para cuidar de você e ser mais saudável.

Apenas vá e faça!

Não faça planos mirabolantes, não fique pensando demais. Estabeleça o seu horário e, simplesmente, comece. O início é sempre um desafio e se você pensar demais sobre isso, irá desistir. A maioria das pessoas não pensa que é maravilhoso fazer exercício, apenas tentam seguir uma rotina. A sensação de prazer e dever cumprido vem depois. Comprometa-se e faça acontecer!

Vá aos poucos, aumente gradativamente

Muitos começam com um treino longo demais, pesado demais. Em seguida, perdem a motivação para manter a atividade física. Sem falar que começar assim pode gerar lesões e fazer com que fique parado “de molho”. Então, comece aos poucos e aumente gradativamente. Não importa o tipo de exercício físico. É preciso ser realista. Se o treino é muito difícil, demorado, a tendência para abandonar é grande. Ir e aumentar a dificuldade aos poucos faz com que se cumpra cada etapa. É superação passo a passo.

Faça algo que gosta

Não escolha “exercícios que estão na moda”, que os outros pensam que é melhor para você. Não se preocupe com aquilo que queima mais calorias. O exercício que faz bem para você é aquele que você se sente bem ao fazer e mantém a regularidade. Se não sabe o que gosta, descubra, experimente. Não tenha medo de testar. Enquanto você testa, você está em movimento. Quando é um exercício que se tem apreço é muito mais gratificante!

Durma bem

Você vai perguntar: “- o que isso tem a ver com exercício?” Tudo! Quem dorme pouco ou mal fatalmente vai ter menos ânimo para fazer atividade física. E, se a rotina de trabalho for pesada, pior ainda. Pelo menos, durante a semana evite ficar acordado durante a madrugada, tenha horários regulares para dormir e para acordar. Sem falar que dormir pouco pode engordar! Dormir bem é mais animação para a atividade física!

Comprometa-se com você!

O exercício físico precisa se tornar hábito na vida e até isso ocorrer demora um pouco. Muitas vezes, é preciso uma certa rigidez em prol do exercício. Não troque a atividade física por outros programas, como saídas, ver televisão, ficar nas redes sociais, barzinho. Pelo menos durante a semana, comprometa-se com os seus objetivos de vida saudável. Para que a atividade física se torne um hábito, é preciso regularidade, envolvimento.

Mudanças levam tempo

Tenha calma, continue em movimento, tenha regularidade. Até que a atividade física vire rotina na sua vida, leva tempo. Talvez, você vai ter recaídas e não fazer. Terá alguma preguiça muitas e muitas vezes, mas não desista. Pelo menos durante a semana, faça e pronto. O desafio é se manter em movimento!

Várias pesquisas mostram que o ser humano não foi feito para ficar parado. Fazer exercícios físicos é a resposta para longevidade e para vida saudável. Vida saudável é persistência! Vá! Vá!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)