Se você está começando ou já pratica exercício físico, precisa saber sobre algumas informações importantes que envolvem esse universo! E quando procura alguma informação sobre isso, só encontra aquelas palavras difíceis e de ordem técnica que não entende nada? Parece que estão falando grego com você? Está na hora de aprender aquilo que quer saber em uma linguagem mais fácil!

Os primeiros minutos de exercícios não queimam calorias?

Você já deve ter ouvido falar, na linguagem popular, que “os primeiros minutos de exercício físico não queimam nada”! Na verdade não é exatamente isso que acontece no primeiro momento da prática de exercício físico. O que na verdade essa fala quer dizer?

Como funciona o metabolismo na hora de queimar calorias

No tempo de aproximadamente de 10-20 minutos de exercício, dependendo do corpo de cada pessoa, o organismo consome inicialmente o glicogênio muscular como fonte de energia. O que quer dizer isso? Significa que só após esse tempo inicial, continuando o exercício, a glicose e os ácidos graxos passam a ser utilizados como fonte de energia. E assim, de certa forma, a gordura passa a ser consumida de forma mais intensa, como forma de produzir energia (após esse tempo inicial).

Como queimar mais calorias nos exercícios

A queima de calorias nos exercícios físicos ocorre em todos os minutos. O importante mesmo é manter o exercício na zona de batimentos cardíacos ideal para a queima. (Foto: divulgação)

Como realmente acontece a queima de calorias?

Então, não quer dizer que os primeiros minutos não se queima energia, mas que só após esse tempo é que o exercício físico passa a atuar de forma mais intensa para queimar aquelas famosas “gordurinhas” que você não aguenta mais. Obviamente, esse tempo varia de pessoa para a pessoa e também tem a ver com a própria escolha do tipo de exercício físico. É uma estimativa geral e uma média de tempo.

Faça exercícios físicos!

Mas qual a mensagem importante disso? Se você está fazendo apenas vinte minutos de atividade física e está assim já algum tempo, tem como objetivo a perda de peso, talvez seja o momento de aumentar o seu tempo de exercícios! Agora se o seu tempo disponível é só esse, tudo bem! É melhor que ficar parada (o)! É importante ter uma avaliação médica antes de começar qualquer exercício e acompanhamento no decorrer da prática. Vamos lá! Mexa-se e acelere! Exercite-se!

10 comentários para “Exercícios Físicos – Os primeiros minutos queimam?”

  1. Francisca

    Gostei muito de saber sobre esse assunto. Estava precisando saber disso para aumentar meu tempo na atividade fisíca. Muito grata.

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  2. Thalia

    É muito bom para quem quer saber tudo sobre exercício físico.BJSSSSSSSSSSSS! XAU!

    Responder
  3. Carlos

    Muito bom. Esclarece importante aspecto do exercício.

    Responder
  4. Antonio

    Olá! Muito importante essas matérias de vocês. Tenho 41 anos, peso 96 kilos e comecei a fazer caminhadas aos sábados e aos domingos com duração de cerca de 40 minutos. Quero perder peso. Pelo menos 7 quilos. Mais alguma dica?

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  5. Mulherdigital

    Querido Antonio,

    Devido a sua idade e o seu ganho de peso, o aconselhável é que antes de começar qualquer atividade física (mesmo a caminhada) você procure um médico para fazer um check-up e lhe dar algumas orientações específicas.

    Fazer exercícios apenas nos finais de semana não é legal para o corpo e também vai fazer com que você não perca peso de forma adequada.

    Alimentação equilibrada e saudável deve estar associada com o exercício físico.

    Não deixe de passar no médico!

    Mais dicas:

    http://www.mulherdigital.com/para-emagrecer/

    http://www.mulherdigital.com/como-cortar-calorias/

    //www.mulher.palpitedigital.com.br/como-comer-menos-os-dez-passos-para-ter-sucesso-em-sua-perda-de-peso-reeducacao-alimentar-e-dieta/

    //www.mulher.palpitedigital.com.br/caminhada-como-caminhar/

    Obrigada por sua participação.

    Site Mulher Digital.

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  6. Silvia

    Não quero perder peso. Quero manter meu corpo e ter músculos mais durinhos. Gostaria de criar mais massa muscular em algumas partes do corpo. É Possível?

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  7. Mulherdigital

    Querida Silvia,

    É possível sim tonificar partes do corpo e trocar parte da gordura por massa muscular. Para isso, você precisa procurar um profissional (educador físico) para lhe orientar sobre as opções de exercício de acordo com o seu corpo.

    Obrigada por sua participação.

    Beijoconas.

    Mulher Digital.

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  8. Janaína Júnia

    Muito bom saber disso. Meu tipo de caminhada era só vinte e cinco minutos. Vou passar a fazer mais.

    Responder
  9. Paloma

    Muito boa as dicas, estou pensando em começar uma caminhada qual tipo de calçado mais ideal.

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