Comer frutas, legumes e verduras representa um desafio para muita gente.

Com tanta oferta de coisa gostosa e “engordativa”, associado à correria diária e uma vida estressante, é realmente difícil ter alimentação equilibrada.

Comer bem pode prevenir doenças, dar mais energia para a “batalha” cotidiana e contribuir para não ganhar peso.

Uma parte significativa das pessoas não ingere as quantidades recomendadas de fibras e nutrientes. Os especialistas e órgãos oficias de saúde recomendam comer no mínimo 5 porções de frutas, verduras, legumes por dia.

Neste post, veja as dicas para incluir frutas, legumes e verduras na alimentação. Algumas estratégias podem facilitar esse tipo de hábito.

Alimentação saudável com frutas, legumes e verduras

  1. Frutas sempre prontas para comer. Tenha sempre frutas lavadas e picadas na geladeira. Prontas para comer! Sempre separe vasilhas com frutas para levar para o trabalho.
  2. Fruta no café da manhã. Tente começar a primeira refeição do dia com uma porção de frutas. Quem sabe mamão? Banana? Uma vitamina de frutas? Não é preciso deixar de comer o pão para comer frutinha. Tudo sem exagero!
  3. Todas as principais refeições deve ter fruta, legume e/ou verdura. Café da manhã, almoço e jantar são as principais refeições. Certifique-se de sempre colocar algum desses no seu prato. No caso do almoço, por exemplo, verdura + legumes são obrigatórios. Crie pratos coloridos!
  4. Lanchinho saudável. Nos lanches entre as refeições evite comer biscoitos, salgadinhos, doces, chocolate. Que tal comer uma fruta? Uma porção de salada de frutas? Iogurte com frutas em pedaços? Tente trabalhar esse tipo de hábito.
  5. Suco. Comer a fruta não é o mesmo que beber o suco. A fruta conserva as fibras. No entanto, beber suco é muito melhor que beber refrigerantes. Crie sucos com frutas + legumes + verduras.
  6. Sopa de legumes no jantar! Que tal tomar uma sopa bem gostosa? Você pode incluir alguma proteína (frango desfiado, carne moída, outros tipos de carne).
  7. Inclua frutas, verduras e legumes nas suas receitas. Improvise nas receitas. Vai fazer um macarrão? Rale cenoura ou abobrinha italiana e jogue no meio. No meio de alguns pratos frescos, coloque frutas picadas (laranja, mamão, manga, morango). Já comeu farofa com pedaços de maçã? Ou, que tal, salada com pedaços de mangas? Misture couve ou espinafre picados ao feijão, na sopa. Já comeu omelete com espinafre?

No início é difícil, mas com o passar do tempo torna-se um hábito. Quando você assustar não estará comendo mais sem frutas, legumes e verduras.

Você possui alguma estratégia para comer esses alimentos? Comente! Divida a sua experiência!

Imagem:
Mareike (Wikimedia Commons)

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Dicas de cuidados da pele no verão - Mulher Digital

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)