As pessoas estão sempre buscando soluções milagrosas para o emagrecimento. Será que uma fruta, aparentemente inocente, é capaz de tamanha façanha? Limão emagrece?

O limão já é conhecido por ser uma grande fonte de vitamina C. Pesquisa (Arizona State University) apontaram que pessoas que possuem uma alimentação rica em vitamina C possuem um sistema digestivo que age de forma mais eficiente e mais propensas à perda de peso. São indicações. Emagrecer exige esforço + alimentação saudável + exercício. Não adianta comer descontroladamente e achar que um limãozinho irá solucionar todo o problema do aumento de peso. O limão pode ser um grande aliado no processo de emagrecimento, mas milagre ele, realmente, não faz.

Limão emagrece?

Como o limão pode ajudar a emagrecer? O limão elimina toxinas do organismo, ajuda o sistema digestivo a funcionar melhor, aumenta o metabolismo do corpo, pode ajudar a diminuir a absorção de açúcares, ajuda a evitar o acúmulo de gases. Tudo isso por que ele possui essa ação desintoxicante.

O limão no emagrecimento ganhou popularidade quando a cantora Beyoncé anunciou que emagreceu com a chamada “dieta do limão”. A dieta do limão foi desenvolvida, originalmente, por Stanley Burroughs, com o intuito de promover uma desintoxicação no corpo. Outro fator para a sua popularidade no Brasl veio com a publicação do livro: “Dieta Master Cleanse“, de Tom Woloshyn. O grande problema é que, normalmente, a pessoa precisa se privar de alimentos sólidos e beber muitos copos de suco de limão e uma mistura de limão (elixir do limão?). Em seguida, gradativamente, a pessoa passa a inserir os alimentos sólidos novamente, continuando com o “elixir” de limão.

De acordo com o WebMD:

“Nutricionistas apontam que o mestre Cleanse plano de dieta é deficiente em todos os nutrientes essenciais: calorias, vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, fibras e gordura.”

Dieta master cleanse: a dieta do limão

Uma dieta como essa, pode fazer com que a pessoa perca massa magra ao invés de gordura, corra o risco de atacar todos os alimentos disponíveis por não aguentar tamanha privação e pode ser perigosa, se efetivada por muito tempo, por privar o ser humano dos nutrientes básicos que ele precisa diariamente.

Pode ser utilizada como uma dieta de desintoxicação durante um dia, mas, frequentemente, pode representar um perigo à saúde. Como todos sabem, qualquer dieta precisa ter o acompanhamento de um profissional gabaritado a orientar a pessoa.

A Revista Boa Forma alerta que é possível usar todos os benefícios do limão, em conjunto com uma reeducação alimentar saudável (com refeições normais, verduras e frutas), incluindo o famoso limão. Para isso, é só fazer uma limonada (só com limão + água, sem açúcar ou adoçante) e ingerir antes do café da manhã, almoço e jantar (cerca de 15-30 minutos antes). Esse é o jeito certo de usar o limão para emagrecer.

Outra maneira é incluir o limão naturalmente na comida, como, por exemplo, sucos, para temperar saladas, preparação de chás.

Quero saber o que você pensa! O que acha da dieta do limão? Acredita no poder do limão no organismo? Comente!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)