O sedentarismo é considerado uma grande preocupação dos nossos tempos! Isso porque pode provocar ter diversas doenças associadas com ele, mas não é só isso! Pesquisas recentes (publicado no “Archives of Internal Medicine”) realizadas por britânicos afirmam que pode também acelerar o envelhecimento! A preocupação em ser sedentário não é só com os quilinhos há mais acumulados! É muito maior que isso!

O que é o sedentarismo? Como ele age sobre seu organismo?

O sedentarismo é a carência ou a pouca quantidade de atividades físicas, não necessariamente atividades esportivas. O indivíduo sedentário possui pouco gasto calórico com atividades ocupacionais diariamente. E inúmeras doenças podem estar associadas ao sedentarismo como, por exemplo, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, entre outras.

Efeitos do sedentarismo na saúde

O sedentarismo é um grande inimigo da saúde e de quem quer se manter jovem por mais tempo. (Foto: divulgação)

Sedentarismo e envelhecimento

E para completar toda essa gama de problemas, o sedentarismo ainda pode acelerar o envelhecimento! As pesquisas foram feitas com questionários e análises de amostras de DNA. Havia diferenças marcantes nas análises do DNA entre os sedentários e os ativos (através dos telômeros) que influenciava consideravelmente a vida celular.

Atividade física contra o envelhecimento

A atividade física então é a solução! Não quer envelhecer? Então faça atividade física regular! Você garante mais disposição, menos estresse, favorece as diversas funções e órgãos do corpo, além de rejuvenescer! Para que fazer plástica? O melhor é sair da preguiça e se colocar em ação!

Claro, antes de sair correndo, malhando, ou praticando CrossFit, é importante se consultar com um médico, um educador físico, e um bom nutricionista, para criar o programa de treinamento e dieta adequados para reduzir o seu envelhecimento. Dessa forma, e não apenas acabando com o sedentarismo, é que você poderá obter os melhores resultados possíveis.

Você é sedentário ou é ativo? Como é sua dieta? O que faz para reduzir seu envelhecimento?

Informações: Folha de São Paulo

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Dicas para Adiar o Envelhecimento

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)