O ideal é renovar o estoque de chocolates e oferecê-los à mulher com TPM (Tensão Pré Menstrual) toda vez que perceber uma testa franzindo, uma voz se alterando ou algo diferente começando a explodir! Brincadeirinhas à parte…

Humor da mulher na TPM

A mulher no período de TPM se torna uma pessoa extremamente explosiva e com pouquíssima paciência [como já exposto no artigo Tensão Pré Menstrual (TPM) – O que é?]. Assim, alterações de humor e de comportamento passam a ser uma constante no “momento TPM”. Se para as mulheres com TPM já é difícil lidar com esse turbilhão de sentimentos e de alterações “loucas”, imagine para o companheiro (a) que está do lado.

Lidar com a TPM é fácil?

Realmente não é tão simples como parece. Só quem vivencia isso (“dentro ou do lado”) que sabe o significado real de algo maçante. Do que as mulheres precisam nesse período? Talvez aqui esteja a chave da resposta! É um momento que exige esforço, talvez “sobre-humano” para evitar qualquer estrondo – brigas, choradeiras, desagrados, tristeza – entre outras coisas do gênero. Evitar! Essa é uma ação importante para ser executada!

Sintomas da TPM

Não deixe que a TPM tome controle de sua vida, e faça algumas coisas simples para manter o controle dos sintomas que podem prejudicar seu dia a dia. (Foto: divulgação)

O que acontece com as mulheres na TPM?

De fato, as mulheres ficam um tanto mais irritadiças e intransigentes nesse momento. Só que evitar não é deixá-las totalmente de lado, “jogada às traças”. O interessante é manter um mix de deixá-la um pouco na “dela” e, ao mesmo tempo, se fazer presente, dar muita atenção e carinho, já que é um momento também em que a mulher está à flor da pele e “que até um beijo de novela me faz chorar”. Ou seja, a sensibilidade e a carência estão presentes, em menor ou maior grau, e ela precisa de carinho! Parece uma idéia louca deixá-la na dela e ser presente, mas com o tempo, entende-se o significado disso. É complexo mesmo! Ninguém falou que seria fácil! É o período das trevas! Nada agrada, tudo é meio cinzento, tudo parece mais difícil, a baixa auto-estima aproxima-se tornando tudo mais tenebroso, tudo parecer dar errado, quer matar o primeiro que contraria a sua idéia!

Que tal um chocolate para a TPM?

Quanto ao dar o chocolatinho, pode ajudar em dois sentidos – estimula a produção de serotonina no cérebro (o chamado hormônio do prazer) e contribui para fazer “agradinho” para a mulher com TPM, deixando tudo mais lindo e na bandeira da paz!

Enfim, muito jogo de cintura conta nesse momento, além de conhecer o outro (a mulher com TPM) pode ser vital para saber o limiar de cada coisa nesse período. É claro que mulher não é tudo igual como parece e que mesmo sabendo-se de forma geral como lidar com isso, sempre prevalecerá as particularidades de cada uma. O intuito aqui foi apenas sinalizar alguns caminhos que podem ajudar.

21 comentários para “Tensão Pré Menstrual (TPM) – Como Lidar com Mulheres com TPM?”

  1. Njr

    Nossa de mais me ajudo muito porque tava tenso

    Responder
  2. Juliana

    Boa matéria… Fico estressadissima qndo estou na TPM, inclusive hoje estou num daqueles dias que não suporto nem ouvim mi nha voz qm dirá meu namorado me falando um aí. Hoje fiz uma grosseiria imensa com ele, que depois que parei p pensar tive que pedir desculpas. Não vejo ahora de me livrar dessa maldição.

    Responder
  3. Solange

    Gostei muito, pensei que só acontecia comigo.

    Responder
  4. Igor

    As mulheres são misteriosas, complexas, intrigantes
    É por isso que amamos elas!

    Responder
    • Mulherdigital

      IGOR,

      Que lindo o seu comentário!

      ;)

      Beijinhos.

      Responder
  5. Bella

    Só posso dizer que é fogoooooooooooooooooo.

    Responder
  6. Lucas

    Ate agora não sei como lidar com a situacão minha belissima esposa. Ela se transforma e a vitima ainda e ela

    Responder
    • Mulherdigital

      Lucas,

      É preciso ter muita paciência. Pense o quanto é difícil para nós também essa fase. Já pensou? Uma profusão de sentimentos, hormônios, pensamentos, justamente no período da TPM. Sei que realmente não é fácil para o nosso parceiro, mas, aos poucos, você vai aprendendo a lidar com essa situação. Paciência, compreensão e relativizar a situação. Tenho certeza que você vai achar uma maneira de lidar com isso.

      Beijoconas. ;)

      Responder
      • Gcr

        Outra coisa que me chateia demais no comportamento dela:
        TPM incomoda demais? Blz! Incomoda!
        TPM a deixa irritada? Está certo! Deixa sim!
        Ela parece o capeta na Terra? Parece!
        Mas porque só cmg?
        Ao lidar com amigas(os), clientes e outros ela é um anjo! Doce, meiga, simpática… Aí fica sozinha cmg o capeta reincorpora! Isso me deixa puto! Se o problema são os hormonios porque ela se controla diante de outras pessoas? Já que temos que considerar sempre que não é a personalidade dela e sim seus hormonios agindo, porque com outras pessoas ela se controla? Os hormonios enxergam que é namorado e quem não é? Tenso demais!

      • Mulherdigital

        CGR,

        Realmente, esse pode ser um momento difícil para muitos. Não sei se há uma ligação, mas normalmente as pessoas costumam “descarregar tensões” nas pessoas mais íntimas e que convivem mais – cônjuges, pais, irmãos, alguns amigos. Construir relacionamentos é um desafio. O caminho interessante seria talvez dialogar sobre esse incômodo que você sente, se abrir de forma honesta, em uma conversa educada e franca. É Importante que o cônjuge ajude o outro a identificar os problemas que afetam a relação, por meio de críticas construtivas. Isso dá a oportunidade do outro de melhorar (se quiser). É Importante que ambos expressem seus pensamentos, incômodos no momento certo. Assim, vocês poderão construir uma relação de companheirismo e você vai ajuda-la a ultrapassar esse momento crítico.

        Espero ter ajudado!

        Equipe Mulher Digital

  7. Ana

    Nossa eu sofro demais com essa maldita tpm, tenho dó de quem esta a minha volta, nessas horas homens sempre levam a melhor haha

    Responder
  8. Vicsage

    Podia dar um exemplo, as vezes nós homens realmente não sabemos o que fazer.

    Tipo, querem que agente faça alguma coisa mas qualquer coisa mas nós nos sentimos como se estivéssemos desarmando uma bomba, justo naquela hora de cortar o fio vermelho e o outro verde xD

    Responder
  9. Maria

    As mulheres são assim mesmo.

    Responder
  10. Edna

    Eu me transformo.não queria ter essa coisa de tpm.

    Responder
  11. Paulo

    Acho que nem o dono da Cacau show escapa dessa…haja chocolate…rsrsrsrs

    Responder
  12. Marcia

    A minha tpm é demais eu tenho todos os sintomas, é um horror, eu sofro pra caramba.

    Responder
  13. Laila

    Eh o pior dias da minha vida, nem uma mulher merece passar por isso.

    Responder
  14. Jainara

    Não aguento essa onda de tpm fico surtando feito louca coitado do meu marido e do meu filho eles levam cada grito de ficarem asustado com migor.

    Responder
    • Mulherdigital

      Jainara,

      Em alguns casos, para mulheres que possuem TPM, pode ser preciso a ajuda de um medicamento. Há também tratamentos alternativos, como a homeopatia, a acupuntura, por exemplo, que podem ajudar bastante para algumas pessoas.

      Responder
  15. Marly

    Nossa eu sofro muito tenho raiva de mim mesma, qualquer coisa me irrita.
    Preciso urgente de fazer algo pra melhorar por que cada vez esta piorando.

    Responder
  16. Rose

    Nossa essa TPM não é de Deus não. Se eu pudesse matava até essa TPM hj…

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)